Depois de um ano de trabalho é natural que estejam cansados, mas devem pensar que falta pouco e o futuro depende do vosso desempenho nestes exames.
O que devem fazer:
1. Organizarem-se: não é porque deixam de ter aulas que devem trocar os vossos horários e passar a estudar ao fim do dia e dormir durante a manhã. Mantenham a vossa rotina de acordar cedo e estudem durante a manhã, quando a cabeça ainda está fresca. Revejam a matéria que deram neste ano e nos anos anteriores, pois, sendo o exame de ciclo, pode sempre sair algum conteúdo que foi mais trabalhado nos anos anteriores. Façam resumos por capítulos ou temas.
2. Descansar o tempo necessário: não fiquem até tarde a ver televisão. Está provado que o nosso rendimento e as nossas capacidades cognitivas são mais aproveitadas se tivermos descansado e tido uma boa noite de sono. Durante a vossa manhã ou tarde de estudo devem de hora a hora fazer uma pequena pausa de, no máximo, 10 minutos. Muitas vezes só conseguimos resolver alguns exercícios e problemas depois de termos deixado de pensar neles por uns breves minutos e voltar a olhá-los com outros olhos.
3. Praticar bastante: em matemática há alguns conceitos que requerem muito treino. Precisam testar se cometem algum erro, ou se repetem algum tipo de raciocínio que não é o mais correto (e devem depois avaliar isso mesmo: porque errei?; estava distraído/a; não copiei os dados corretamente?; faltou-me relacionar algum conceito?; não consegui interpretar a informação que me era dada no enunciado?). Só com o treino é que serão capazes de fazer uma avaliação correta do vosso conhecimento. O treino é muito importante em matemática, porque dá a confiança necessária para reduzir a ansiedade que geralmente se tem antes de qualquer teste e/ou exame. No entanto, não devem cair no erro de só fazer um tipo de exercícios e problemas. O treino requer também uma variedade/diversidade de exercícios e problemas. Cada vez mais surgem problemas e questões em exames que requerem que os alunos saibam mobilizar vários conteúdos ao mesmo tempo. Só estarão preparados para isso se treinarem.
4. Simular um exame: quer tenham feito ou não em contexto escolar uma simulação de exame, devem ver os exames dos anos anteriores. Depois de terem estudado, de terem treinado e de terem feito muitos exercícios e problemas, devem fazer uma simulação de um exame, isto é, devem realizar um exame no tempo definido. Findo esse tempo façam uma avaliação: vejam os critérios de correção, verifiquem onde falharam, o que falharam e porque falharam.
Desejo a todos uma excelente época de exames e muito sucesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário