Filho do diplomata italiano Guilielmo, membro da família Bonacci, Leonardo ficou conhecido como Fibonacci, "filius Bonacci" (filho de Bonacci).
Fibonacci nasceu na Itália, mas foi educado no norte de África, onde o seu pai trabalhou durante algum tempo. Viajando com o pai, Fibonacci teve contacto com os sistemas numéricos que dariam origem ao nosso sistema hindu-arábico, enquanto na Europa os números ainda eram representados apenas pelos algarismos romanos. Fibonacci percebeu as vantagens destes sistemas e, quando regressou à Europa, escreveu sobre eles no seu livro mais famoso, o Liber Abaci, de 1202.
A contribuição de Fibonacci para o conhecimento matemático da sua época foi reconhecida por Frederico II, então imperador do Sacro Império Romano Germânico. Financeiramente, o matemático também foi apoiado por um decreto da República de Pisa que, em 1240, outorgou a Fibonacci um salário em reconhecimento dos serviços que havia prestado à cidade através do aconselhamento sobre temas de contabilidade e da transmissão de conhecimentos aos seus cidadãos. Esse decreto é o único documento conhecido que se refere a Fibonacci.
A construção matemática mais famosa atribuída ao matemático é a sequência de Fibonacci.
Sem comentários:
Enviar um comentário