quarta-feira, 13 de maio de 2015

Arquimedes

    O matemático Arquimedes nasceu em 287 a.C. e morreu a 212 a.C. Era também físico, engenheiro, inventor e astrónomo grego. Embora poucos detalhes de sua vida sejam conhecidos, são suficientes para que seja considerado um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica.
    O principal matemático da Antiguidade uniu o mundo abstrato dos números com o mundo real. É considerado pai da mecânica por estudar forças, alavancas e densidade de materiais. Foi o primeiro a notar a relação constante entre o diâmetro e o raio de qualquer circunferência: o número π (pi).
    Arquimedes também era inventor. Entre os seus grandiosos trabalhos estão o parafuso de Arquimedes, usado para tirar água de dentro de navios, e o aperfeiçoamento da catapulta.
    Arquimedes é frequentemente considerado o maior matemático da antiguidade e um dos maiores de todos os tempos (ao lado de Newton, Euler e Gauss, outros grandes físicos e matemáticos).
    No campo da Física, ele contribuiu para a fundação da Hidrostática, tendo feito, entre outras descobertas, o famoso princípio que leva o seu nome. Ele descobriu ainda o princípio da alavanca e a ele é atribuída a citação: "Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo".
PELO GRUPO:
   

Sem comentários:

Enviar um comentário