segunda-feira, 18 de maio de 2015

Pedro Nunes

   Pedro Nunes foi um matemático português nascido em 1502 em Alcácer do Sal e faleceu a 11 de agosto de 1578, em Coimbra. Foi um dos maiores matemáticos do seu tempo. Pedro Nunes contribuiu bastante para o desenvolvimento da navegação teórica e resolveu problemas matemáticos da cartografia.
   Foi o inventor de alguns instrumentos de medição, como por exemplo o anel náutico, o instrumento de sombras e o nónio, que servia para melhorar a precisão dos instrumentos. Muito do seu trabalho está ligado à navegação. Em Tratado em Defesa da Carta de Marear afirmou que uma carta náutica deveria ter circunferências paralelas e meridianos como retas. Para além disso Pedro Nunes desenvolveu métodos para determinar a posição dos navios e desenvolveu métodos de calcular a latitude e corrigir os desvios das agulhas magnéticas.
 Pedro Nunes era um apoiante do Modelo Geocêntrico de Ptolomeu, mas quando Copérnico desenvolveu o seu Modelo Heliocêntrico, Pedro Nunes apenas afirmou ser matematicamente correto. Ele também resolveu o problema de encontrar o dia com o menor crepúsculo, para qualquer posição, bem como a sua duração.
  Pedro Nunes escreveu também Livro de algebra en arithmetica y geometria. Esta obra tornou-se polémica devido ao facto de ter sido escrita em castelhano, língua dos maiores inimigos portugueses nos domínios marítimos.
Os Alentejanos

Sem comentários:

Enviar um comentário