A vida de Pitágoras é uma incógnita, pois são poucas as coisas que se podem afirmar sobre ele, mas é certo que o filósofo tenha nascido em 570 a.C. na cidade de Samos e pensa-se que tenha falecido entre 497 ou 496 a.C em Metaponto.
Pitágoras fundou uma escola mística e filosófica em colónias gregas na península itálica, cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental, sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.
Os alunos de Pitágoras interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números. Para eles, o número é sinónimo de harmonia, constituído pela soma de números pares e de números ímpares. Os números pares e ímpares expressam as relações que se encontram em permanente processo de mutação; eram considerados como a essência das coisas, criando noções opostas (limitado e ilimitado) e eram a base da teoria da harmonia das esferas.
Os pitagóricos estudaram e demonstraram várias propriedades dos números. Entre estes o mais importante era o número triangular 10, chamado pelos pitagóricos de tetraktys. Este número era visto como um número misterioso uma vez que tinha os quatro elementos: fogo, água, ar e terra:
10=1 + 2 + 3 + 4, que servia de representação para o todo.
Pitágoras também ficou conhecido pelo domínio da geometria - relação entre os lados do triângulo retângulo, dando origem ao Teorema de Pitágoras (hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos dois catetos ao quadrado).
PELO GRUPO:
Sem comentários:
Enviar um comentário