segunda-feira, 18 de maio de 2015

Tales de Mileto

   Tales de Mileto foi um filosofo, matemático, engenheiro, homem de negócios e astrónomo da Grécia Antiga; foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem conhecimento. Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga.
   Nasceu por volta de 623 a.C ou 624 a.C. em Mileto, uma antiga colónia da Grécia, onde é atualmente a Turquia, e faleceu por volta de 546 a.C. ou 548 a.C .
    No Naturalismo esboçou o que podemos citar como os primeiros passos do pensamento teórico evolucionista: "o mundo evoluiu da água por processos naturais". 
    Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Segundo Heródoto, ele teria previsto um eclipse solar em 585 a.C. Segundo Aristóteles, tal feito marca o momento em que começa a filosofia. Se Tales aparece como o iniciador da filosofia, é porque o seu esforço em procurar o princípio único da explicação do mundo não só constituiu o ideal da filosofia como também forneceu impulso para o próprio desenvolvimento da mesma.
   Tales também é conhecido como “Pai da Geometria Descritiva”, após contribuição, não somente nesse campo, mas em muitas outras extensões da matemática.
Além da matemática, Tales contribuiu, com os seus estudos, para o desenvolvimento da Astronomia e da Filosofia. Supõe-se, ainda, que viveu durante um tempo no Egito, onde foi convocado para calcular a altura de uma pirâmide, realizando o cálculo com êxito e ficando muito famoso. Para realizar esse calculo, Tales utilizou o que hoje conhecemos como o Teorema de Tales. 
Os Alentejanos

Sem comentários:

Enviar um comentário